Manual básico do que você precisa saber para começar a atuar no comércio exterior!
Você já reparou que a importação e a exportação de produtos e insumos é uma atividade exercida pela maioria das empresas que querem alcançar grandes mercados no Brasil e no mundo?
No entanto, o setor tem suas especificidades e regularizações que precisam ser cumpridas, bem como nomes técnicos que são inerentes ao processo!
Abaixo, vamos descrever neste post alguns termos que você precisa estar familiarizado para ingressar no comércio exterior de forma profissional.
RADAR (Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros):
Também conhecido como “Habilitação RADAR”, é um sistema que reúne dados das empresas autorizadas a importar e exportar. Qualquer empresa pode obter o RADAR, para tanto, basta seguir o passo a passo constante na IN Nº 1603/2015 da Receita Federal.
SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior):
Trata-se de um instrumento informatizado, cujo objetivo basicamente é agilizar as transações de importação e exportação, eliminando controles paralelos e diminuindo significativamente o tempo gasto e volume de documentos envolvidos nas operações.
Despachante Aduaneiro:
Profissional que atua como representante legal das empresas importadoras e exportadoras perante aos diversos órgãos anuentes relacionados a liberação aduaneira de importação e exportação.
Despacho Aduaneiro:
Nestes são preenchidas as declarações necessárias, a documentação é conferida e a carga é parametrizada. Trata-se do processo fiscal pelo qual a mercadoria passa para ser enviada ao exterior ou admitida em território nacional..
Desembaraço Aduaneiro: é o ato final do despacho aduaneiro, onde a mercadoria é liberada para seguir viagem, no caso de exportação, ou adentrar em território nacional, em caso de importação.
Precisa de ajuda com os seus processos aduaneiros? O Cabo Frio Airport, além de contar com a Receita Federal na unidade, possui um corpo de especialistas prontos a lhe atender.
Fale com o nosso time comercial agora mesmo!