Blog

Cabo Frio Airport: A porta de entrada para a Região dos Lagos

Três municípios com costumes e tradições diferentes, mas que juntos formam um dos recantos mais encantadores do interior do estado do Rio de Janeiro.

Conhecidos como o “ABC da Costa do Sol”, Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio possuem muitas coisas em comum, mas são suas diferenças que os transformam na capital da diversidade turística, atraindo visitantes de todo o mundo.

  Antiga vila de pescadores, Arraial do Cabo é um município com pouco mais de 150 km² de extensão e cerca de 29 mil habitantes (IBGE 2010).

Em 1985 se emancipou de Cabo Frio e desde então se tornou um atrativo a parte para turistas que gostam de mar e sol.

O interesse dos turistas em conhecer o chamado “Caribe Brasileiro” pelos visitantes, tem sido motivado pelas belas paisagens e sítios históricos da cidade.

Os registros dessas maravilhas encheram as redes sociais nos últimos tempos.

Um dos principais cartões postais da região é a Ilha do Farol, uma reserva militar, cuja praia é considerada uma das mais belas do Brasil e o pôr-do-sol no Pontal do Atalaia.

As praias de Arraial do Cabo estão sempre entre as top 10 dos principais rankings do país, entre eles dos sites TripAdvisor e Kaiak. As mais citadas são Prainhas do Pontal, Praia do Farol e Praia do Forno.

Armação dos Búzios, ou simplesmente Búzios, é um pequeno balneário que ficou mundialmente conhecido na década de 60 depois que recebeu a visita da atriz francesa Brigitte Bardot, que hoje dá nome a mais famosa orla de toda a região da Costa do Sol.

Assim como Arraial do Cabo, nasceu de uma pequena vila de pescadores e se tornou município em 1995, quando se emancipou de Cabo Frio.

Possui pouco mais de 69 km² de extensão, pouco mais de 30 mil habitantes (IBGE 2010) e 23 praias, entre elas a queridinha Geribá, as praias Azeda e Azedinha, que este ano apareceram no ranking das mais belas praias do site Kaiak, e a Olho de Boi, que em novembro último apareceu na lista da revista Marie Claire como uma das 10 melhores praias de nudismo do Brasil.

Mas é a noite de Búzios que a diferencia de Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Com bares, boates e restaurantes para todos os gostos (a maioria na famosa Rua das Pedras e na Orla Bardot), o balneário é referência quando o assunto é diversão noturna e boa gastronomia. Outro diferencial é o turismo de negócios, já que a cidade possui espaços excelentes para sediar grandes congressos.

Por muito tempo conhecida somente por suas belas praias, como a Praia do Forte (top 10 no ranking dos sites Kaiak e TripAdvisor), a Praia Brava (uma das 10 melhores praias de nudismo do Brasil segundo a revista Marie Claire), Cabo Frio vem descobrindo, ao longo dos últimos anos, novas vocações turísticas, entre elas a gastronômica (em comum com Búzios), mas também a histórica e cultural, tornando-se um diferencial entre os municípios do ABC da Costa do Sol.

Outro particularidade é o investimento em turismo ambiental.

Em novembro deste ano, por exemplo, a Praia do Peró se tornou a única do estado do Rio de Janeiro a possuir a certificação internacional do programa Bandeira Azul: isso significa que ela é uma praia urbana 100% livre de esgoto e correta em termos de acessibilidade.

Mas os passeios pelas águas cristalinas da Ilha do Japonês e a tranquilidade da Praia das Conchas não podem ficar de fora!

Diferenças à parte, os três municípios oferecem aos visitantes uma das melhores infraestruturas hoteleiras do interior do Rio de Janeiro.

Juntas, totalizam mais de 50 mil leitos que atendem tanto aos visitantes que buscam descanso e diversão, quanto àqueles que frequentam os destinos a negócios.

O ponto em comum entre os três municípios é o Cabo Frio Airport que é a principal porta de entrada para a Região dos Lagos.

Uma ótima alternativa para os turistas acessarem a região com mais conforto, segurança e comodidade.

Chegando diretamente à cidade, o turista evita os grandes congestionamentos das vias expressas e estradas de acesso da capital como também transitar por áreas com índices elevados de criminalidade.

Inaugurado em 1998, o Cabo Frio Airport possui excelente infraestrutura, capacitando-o a receber voos comerciais (domésticos e internacionais) e voos cargueiros.

Com uma das maiores pista do Brasil (2.550 m x 45 m), o Cabo Frio Airport opera regularmente Boeings 747, 767 e 777, MD-11, DC-10, DC-8, Ilyushin-76, Antonov-124, entre outros.

É, também, o primeiro aeroporto público com gestão privada no Brasil, e o único do país a operar, de forma integrada, os modais marítimo, rodoviário e aéreo.

O novo planejamento de voos do Cabo Frio Airport, é uma parceria com a companhia aérea Azul e possibilitará dois voos semanais partindo de Buenos Aires, na Argentina, rumo a Cabo Frio a partir de dezembro.

A confirmação veio após uma excelente temporada com elevadas taxas de ocupação.

“Há muitos turistas da Argentina e do Chile interessados em virem ao Rio, e surgimos como uma alternativa. As regiões de Búzios e Arraial do Cabo, por exemplo, ficam mais próximas e mostram uma oportunidade interessante para nós”, explicou o presidente do aeroporto, Kleber Meira.

A relação com a companhia aérea AZUL não irá se prender apenas aos voos da Argentina.

Também durante a alta temporada de fim de ano serão operados dois voos diários com saída de Confins (CNF), em Belo Horizonte (MG), rumo a Cabo Frio, aumentando significativamente a frequência, que hoje são apenas três semanais.

Além disso, a cidade passará a receber dois voos semanais do aeroporto de Viracopos (VCP), em Campinas (SP).

Com o início da operação dos novos voos e destinos, Cabo Frio se prepara para receber um número ainda maior de turistas.

Movimentando a economia regional e fortalecendo a cidade como destino de turistas brasileiros e estrangeiros.

Hotéis, pousadas, hostels e restaurantes já se preparam para receber a todos com a tradicional simpatia do povo fluminense.

 

Destino Rio Magazine revela o estado que encanta:

Como seu próprio nome diz, a Destino Rio Magazine é uma publicação independente com foco no Rio de Janeiro – capital e estado – tendo como objetivo principal o visitante, doméstico e estrangeiro. Sua missão é revelar o Rio de opções gastronômicas, culturais, de entretenimento, esportes e passeios ao ar livre. O Rio que é mais que sua capital, se estendendo pelo litoral das regiões dos Lagos, Costa Verde e região Serrana com suas cidades históricas. Um estado privilegiado com vocação natural para o turismo.

A versão impressa da revista (nos idiomas português, inglês, espanhol e francês) tem periodicidade trimestral e distribuição gratuita em pontos selecionados no Brasil e no exterior. Durante os meses de veiculação, atualizações serão feitas através de um canal exclusivo na web.

O Cabo Frio Airport esteve presente na última edição da revista, no final de 2018. A nova edição será lançada final de fevereiro.

Confira a primeira edição no site oficial da revista: http://www.destinoriomagazine.com