Blog

Cabo Frio Airport se especializa na logística do segmento de Healthcare

A importação aérea de produtos correlatos para saúde, medicamentos e insumos requer um serviço especializado, customizado e, principalmente ágil, quer seja no desembaraço, na armazenagem em área alfandegada ou mesmo em uma operação logística de distribuição. Conhecer as peculiaridades no manuseio e armazenagem dos produtos de cada cliente, aspectos regulatórios e, as necessidades dos respectivos clientes finais, é muito diferente do que simplesmente receber cargas importadas em um TECA. Daí a necessidade de especialização.  Manusear um produto biológico descarregado no tarmac, que precise ser armazenado em temperatura de 2º C a 8º C, em no máximo 1 hora, requer procedimentos distintos do manuseio de uma carga geral. Mesmo no processo de armazenagem, o aeroporto precisa ser pró-ativo, alertando ao cliente sobre um produto que esteja há muito tempo parado para evitar perdas. Então, nosso sistema de Gerenciamento de Armazéns (WMS) pode ser programado para emitir alertas quanto ao prazo de validade do produto. Tendo em vista as peculiaridades do segmento, o Cabo Frio Airport criou no final de 2018 uma estrutura exclusiva e especializada em Healthcare.

A grande preocupação do importador é ter seus produtos retidos no desembaraço pelos órgãos anuentes ao chegar no Brasil, arcando, inesperadamente, com custos elevados de armazenagem em zona primária. Para o cliente , não há previsão de orçamento que resista a 30 dias de carga parada na área alfandegada.  O foco do Cabo Frio Airport é, justamente, reduzir o custo total da operação do importador e atendê-lo na prestação de serviços logísticos de forma rápida e transparente. Com este objetivo, o atendimento especializado foi projetado para facilitar a comunicação direta e rápida com a equipe operacional do Aeroporto. Por ser o 1º aeroporto 100% privado do Brasil, nos acostumamos a prestar um atendimento personalizado ao cliente, nos diferenciando dos aeroportos Hub existentes.  Para que as operações sejam sempre bem-sucedidas, o contato dos importadores, exportadores e respectivos representantes com os servidores públicos dos órgãos anuentes lá sediados é incentivado, sempre respeitando as normas e procedimentos definidos por estes órgãos. Nosso foco é ajudá-lo a reduzir o leadtime de permanência na zona primária, ainda que possa não ser responsabilidade direta do Aeroporto. Por isso, também disponibilizamos serviços logísticos de armazém geral para produtos desembaraçados, dentro do site aeroportuário, à 800 metros do TECA do aeroporto, além de outros regimes especiais de menor custo logístico total (entreposto, dac entre outros).

Em 2018, recebemos insumos farmacêuticos importados da China, Holanda e Alemanha. E a expectativa para 2019, é que comecem a chegar outros produtos correlatos de saúde. O cliente se surpreende positivamente ao experimentar a qualidade dos serviços logísticos no processo de importação, pois esta alternativa ainda é desconhecida para maioria do segmento. É natural que as empresas imaginem que terão que arcar com o frete rodoviário de transferência para o Rio, inviabilizando economicamente a operação. Na verdade, desconhecem nossa proposta de valor baseada no menor custo logístico total. Nossa oferta é competitiva quando o cliente considera o custo total logístico associado à excelência na qualidade do serviço.

Em 2019, a abertura do mercado brasileiro estimulará o aumento da importação. O caminho crítico para o importador testar a aceitação do seu produto no mercado brasileiro é a disponibilidade imediata de uma estrutura de serviços logísticos de custo variável. Com um pequeno estoque importado via Cabo Frio Airport, o importador pode atender rapidamente seus clientes à medida que as vendas evoluam, sem necessitar de uma estrutura de logística de armazenagem com custo fixo. Pode usar nosso serviço de armazém geral, ou ainda, “entrepostar” os produtos recolhendo os impostos e nacionalizando-os somente no momento da venda. Além da indústria, distribuidores e prestadores de serviços de saúde, procuramos desenvolver parcerias que agreguem valor com Agentes de Carga especializados em Healthcare, “Freight Forwarders” e Operadores Logísticos (3PL) nacionais e internacionais, os quais, também consideramos nossos clientes na cadeia de suprimentos. Para serví-los, dispomos de estrutura de armazenagem multicliente ou dedicada , sistema de Gestão de Armazéns (WMS) ,  áreas climatizadas segregadas de 15º C a 25º C, câmaras frias (zona primária) com setup ajustável de -15º C a – 20º C, escritórios administrativos, farmacêutica responsável, Sistema de Garantia da Qualidade e licenças da ANVISA. Um dos pilares de nossa proposta de valor é a eficiência operacional, não sob a ótica do Aeroporto, mas na visão do cliente. Adequamos nosso nível de serviço e sistemas de informação, para cumprir os acordos de performance logística (SLA) definidos em contrato, assegurando o atendimento as necessidades dos importadores ou empresas parceiras.

O modelo de International Logistic Center (ILC), do qual faz parte o Cabo Frio Airport, conta ainda com o Porto Marítimo do Forno em Arraial do Cabo para operações intermodais. Seguindo o modelo de alguns aeroportos internacionais, nosso objetivo é estabelecer um conglomerado logístico onde operadores logísticos possam também lá se estabelecer levando seus próprios clientes, compartilhando serviços e estrutura aeroportuária de forma flexível, para assegurar um custo logístico total menor, maior integração e velocidade.  

Flavio Fassini Business Manager Healthcare, Warehousing & Logistics

flavio.fassini@cabofrioairport.com.br