Blog

Cinco destinos imperdíveis para visitar na Região dos Lagos

Que o Rio de Janeiro continua lindo, já não é segredo pra ninguém. Além da capital, o estado fluminense também é cercado por um litoral de praias e demais destinos exuberantes.

A Região dos Lagos, localizada entre 120 e 170 Km da capital do estado, está entre os destinos favoritos dos cariocas e também dos turistas das demais regiões, que desejam sair do óbvio.

Também conhecida como o “Caribe Brasileiro”, a região abriga as cidades de Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba, Maricá, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema. A cidade mais perto da capital é Saquarema, e a mais distante é Arraial do Cabo. 

Para chegar até esses locais, não é complicado. Saindo da capital fluminense, basta atravessar a Ponte Rio Niterói, acessar a BR 101 e ir até a Via Lagos por meio de carro ou ônibus, ou através do Cabo Frio Airport, que tem voos diários!

As águas limpas e claras, o tempo firme em boa parte do ano e a simpatia da população local encantam os turistas, que vão embora com o desejo de estar sempre de volta. 

Se você tem interesse em conhecer a Região dos Lagos, mas não faz ideia de por onde começar, não se preocupe. Listamos cinco dos principais destinos da região para você aproveitar sozinho ou acompanhado!

1.Praia das Conchas, Cabo Frio (RJ)

 

 

De um morro a outro, os singelos 600 m de orla provam que tamanho não é documento quando o assunto envolve a beleza da Praia Das Conchas, localizada na cidade de Cabo Frio. 

Como o próprio nome bem diz, a praia tem o formato que lembra o de uma concha do mar. Para chegar lá, é preciso  passar por uma estrada sem asfalto com extensão aproximada de 2 km ou chegar até a vizinha Praia do Peró e ir andando pela orla.

As areias brancas, o mar raso e a água cristalina e bem gelada são características marcantes da Praia das Conchas. Por ser menos conhecida, é menos movimentada do que as outras praias próximas. Mas, isso não significa que não existam quiosques próximos. Também existem ambulantes vendendo produtos diversos, incluindo o famoso mate carioca. 

As opções de lazer na Praia das Conchas não se limitam ao banho de mar. Ela também possui duas trilhas famosas. Com uma vista de dar inveja para toda a enseada, a trilha até o Mirante da Ponta do Arpoador é de apenas 15 minutos. 

Já para quem está com mais tempo,  uma opção é fazer a trilha do Morro do Vigia, com cerca de uma hora de duração.

2. Praia Brava, Búzios (RJ)

Cenário da novela ‘Três Irmãs’, exibida pela TV Globo em 2008, a Praia Brava se localiza a  cerca de 3 km do centro da cidade e a 177 km da cidade do Rio de Janeiro. De areia branca e mar agitado, ela tem chamado a atenção de atletas e surfistas que buscam águas cristalinas para realizar esportes.

Afastada do centro, a estrada que guia os turistas até a praia é paradisíaco. É uma opção para quem deseja fugir dos destinos mais barulhentos e busca um dia isolado em meio à natureza.

Apesar de menos movimentada, a Praia Brava também conta com quiosques e restaurantes para todos os gostos.

3. Praia do Boqueirão, Saquarema (RJ)

Point dos jovens em Saquarema, a Praia do Boqueirão fica a cerca de 8 km do centro da cidade e a 97 km da capital fluminense. Por causa das ondas agitadas, também é bastante procurada por pessoas que praticam surf e bodyboard.

Por resguardar a vegetação rasteira e possuir pedras e mar violento, é uma excelente opção para os amantes da natureza e jovens. Possui uma vasta opção de casas de veraneio ao redor disponíveis para aluguel.

Para quem deseja conhecer mais de uma praia por dia, a sugestão é visitar a vizinha da Praia do Boqueirão, a Praia da Vila. Ela também possui mar agitado e é bastante procurada por surfistas.

4. Ilha do Japonês, Cabo Frio (RJ)

A Ilha do Japonês é uma boa opção para quem busca calmaria em família e contato próximo com a natureza. Ela está localizada em Cabo Frio, entre a Praia Brava e a Praia do Forte.

Não é possível acessar o local por meio de transporte terrestre, mas isso não significa que é de difícil acesso.  Uma forma de chegar até lá é pegar um barco táxi, que sai do Bairro da Passagem. O trajeto dura em média cinco minutos.

Uma outra opção é estacionar próximo à ilha e fazer a travessia a pé. No entanto, essa solução não é recomendada para idosos e crianças, por causa da correnteza, e nem quando a maré está alta.

A Ilha do Japonês é conhecida pelas águas calmas e é perfeita para relaxar e apreciar o meio ambiente. Também é possível alugar Stand Up e Caiaques.  A ilha não possui quiosques,  então é importante levar o próprio lanche. 

5. Praia Grande, Arraial do Cabo (RJ)

Bem no centro de Arraial do Cabo, cidade considerada a capital do mergulho, a Praia Grande é uma das mais movimentadas da Região dos Lagos.  Com uma faixa de areia de mais de 40 km de extensão, o local tem como marca pequenas dunas e a água gelada, que pode chegar a 8°C.

É a orla com mais infraestrutura na cidade, cercada de quiosques e restaurantes, e conta com um pôr do sol de tirar o fôlego.

A Praia Grande é muito povoada por tartarugas marinhas. As águas cristalinas permitem ver o mar até o fundo e a grande diversidade de animais marinhos. Uma opção para quem deseja sair do óbvio é viver a experiência de snorkel. Existem empresas de turismo na região especializadas em oferecer esse serviço.

Cabo Frio Airport: O desembarque ideal para quem deseja se aventurar na região dos lagos

O Aeroporto de Cabo Frio está localizado de maneira estratégica para quem deseja conhecer a Região dos Lagos. Ele fica entre as praias do “ABC DO Sol”: Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios

São realizados voos comerciais todos os dias da semana.  Os principais destinos são São Paulo, aeroporto de Guarulhos, e Belo Horizonte, aeroporto de Confins.

As companhias aéreas que operam o transporte de passageiros no Cabo Frio Airport  são a Voepass, administrada pela Gol Linhas Aéreas, e a Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

Se você gostou do nosso conteúdo  não deixe de ler o artigo que preparamos sobre como evitar o contágio pela variante Ômicron em aeroportos