Blog

Tudo que você precisa saber sobre o cenário Healthcare no Brasil!

O segmento de Healthcare vem se atualizando de hora em hora no mundo inteiro, pois foi o mais afetado por conta da pandemia ocasionada pela COVID-19!

O setor envolve desde hospitais, clínicas médicas, laboratórios à fabricação de máquinas e equipamentos, planos de saúde e matérias-primas para produção de insumos e medicamentos, sendo um amplo segmento de negócios, que mantêm a qualidade de vida e bem-estar da população mundial.

Por estarmos num momento em que essa é uma prioridade, o setor vem lidando com um aumento expressivo de busca por produtos, insumos e matérias-primas, impactando diretamente o comércio exterior e trazendo cada vez mais atenção quanto a importância da qualidade logística.

Sendo assim, listamos as principais análises da importação e exportação relacionadas à Healthcare, para que você não perca oportunidades no cenário atual.

 

A posição do Brasil quanto a exportação

De acordo com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Brasil vem se destacando frente à indústrias estrangeiras, principalmente no que tange à mobiliário hospitalar, equipamentos médicos e odontológicos, biotecnologias e produtos para higiene pessoal, perfumes e cosméticos.

Isso se deve aos altos investimentos financeiros e tecnológicos realizados na área. Os principais destinos são América do Norte, Europa e Oriente Médio.

 

Importamos 90% da matéria-prima farmacêutica

Em que pese o Brasil ser um país de referência na produção de medicamentos, a dependência de importação de insumos e matéria-prima na indústria farmacêutica nacional chega à 90%, sendo essa dependência por tecnologia estrangeira umas das maiores dificuldades do país no combate à pandemia.

Essa porcentagem já ocorre há décadas, devido à decisões políticas na era Collor, chegando, nos dias atuais, ao valor de R$ 100 bilhões gastos em 2020 com importações de matéria prima e medicamentos.

Entretanto, hoje se investe cada vez mais em pesquisa e no desenvolvimento de soluções internas, como forma de repensar processos e otimizar logísticas no segmento Healthcare. Para que, assim, a ciência nacional avance junto a velocidade necessária para atender à saúde pública.

 

O que você precisa saber para importar e exportar com eficácia?

O Cabo Frio Airport possui uma localização estratégica próximo às principais capitais do Brasil, já tendo recebido diversas cargas de insumos e matéria prima para a produção de vacinas.

Temos um serviço especializado exclusivo de Healthcare, por isso lhe alertamos que é importante que você priorize ao importar e exportar:

  • Cuidados especiais: o transporte deve atender as necessidades especiais da carga, desde a temperatura e conservação até estratégias de manuseio, para evitar danos e manter a elevada conservação de insumos, EPIs, equipamentos e medicamentos, entre outros;
  • Rastreamento e monitoramento: saber onde sua carga de Healthcare está em tempo real é de extrema importância;
  • Profissionais aduaneiros qualificados: confie em profissionais que tenham o know-how necessário para orientar e trabalhar com todas as exigências internacionais e cumprir com todos os regulamentos, evitando assim riscos de penalidades ou atrasos pela falta de registros legais essenciais;
  • Agilidade na entrega: o cumprimento do prazo de entrega nesse setor é prioridade, sendo assim empresas vem investindo em tecnologias para reduzir riscos de atrasos e perdas.

Todos esses são pontos de atenção adotados por nós quando tratamos de logística de Healthcare.

 

Precisa deste serviço para a sua empresa? Entre em contato conosco pelo e-mail healthcare@cabofrioairport.com.br para agendarmos uma apresentação.