Você quer vender mais? Confira os 3 passos para importar para o Brasil
Iniciar uma operação de importação pode ser muito lucrativo e ampliar a capacidade de venda do seu negócio. Mas, é um passo complexo que, se não for feito com um parceiro experiente, pode ser muito arriscado.
Lidar com todos os trâmites desse setor requer conhecimentos técnicos e burocráticos que podem parecer não valer o investimento, mas não se deixe levar por esse pensamento.
Se você tem interesse em importar produtos para o Brasil, esse post é para você!
Separamos os 3 primeiros passos para você começar um negócio com importação e fazer a sua empresa lucrar ainda mais.
3 primeiros passos para importar para o Brasil
1. Identificar fornecedores confiáveis
A importação é um negócio complexo, que ficará ainda mais difícil se seu fornecedor não for confiável.
Imagina se você passa por todos os trâmites, impostos e burocracias para receber um produto de baixa qualidade, com atraso na entrega.
Para se identificar um fornecedor confiável, entre os principais pontos estão o tempo de atuação da empresa, clientes atendidos e cases de sucesso.
Um cliente de grande porte pode ser uma boa chancela para um fornecedor.
A importação de produtos é algo que demanda um conhecimento em documentação e regras fiscais. Empresas com pouco tempo de mercado podem não ter tido experiências passadas para saber quais os detalhes mais importantes durante o processo de importação.
2. Ter uma habilitação no radar SISCOMEX
O radar SISCOMEX – O Portal Único de Comércio Exterior do Sistema Integrado de Comércio Exterior – foi criado pela Receita Federal Brasileira e serve, entre outras coisas, para evitar fraudes em relações de comércio exterior.
Para realizar importações, é necessário a aprovação da empresa nesse sistema. Essa habilitação é necessária tanto no processo de importação quanto na exportação de produtos.
Atualmente, você pode se registrar online, pelo portal SISCOMEX.
3. Escolher o tipo de importação
- Importação própria: Você cuidará de todas as etapas. Desde a qualificação do fornecedor até o desembaraço aduaneiro, lidando com todas as burocracias, planejando a logística de entrega e tendo altos custos com mão de obra e instalações.
- Importação por conta e ordem ou Importação por encomenda: você contrata uma empresa confiável, como o Cabo Frio Airport, para gerenciar as etapas da importação, entregando a carga já liberada no Brasil.
Nosso aeroporto é especializado em planejamento logístico e conta com um serviço especializado em importação e exportação.
Temos diversos serviços para apoiar suas operações de importação, entre eles o Business Park, um serviço dedicado para empresas que querem realizar importação para o Brasil com segurança e baixo custo fixo operacional.
Para maiores informações, entre em contato conosco através do telefone (21) 3233-2500 ou pelo formulário em nossa página de contato.